Investimentos

Teste300a
Teste300a

PLANO ÁGUAS CUIABÁ 300 ANOS. INVESTIMENTOS QUE TRANSFORMARÃO A CIDADE

Situado no coração do Brasil o município de Cuiabá - que em 8 de abril de 2019 completará 300 anos de fundação - receberá importantes investimentos em saneamento básico.

Trata-se do Plano Águas Cuiabá 300 anos, que prevê investimentos de R$ 204 milhões, com prazo de conclusão previsto para o ano em que a cidade celebra seu terceiro centenário.

A Águas Cuiabá, operadora responsável pelos serviços de água e esgoto no município, já deu início ao conjunto de obras consideradas prioritárias para aprimorar os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta, afastamento e tratamento de esgoto.

Os investimentos levarão mais qualidade de vida e dignidade a milhares de pessoas e contribuirão com a preservação do meio ambiente.

Água

agua

As obras do complexo Ribeirão do Lipa já foram iniciadas. Os investimentos incluem aumento da captação, ampliação da estação de tratamento e construção de novas adutoras e reservatórios. Com a conclusão da primeira etapa, prevista para abril de 2018, esse sistema terá sua capacidade de produção de água tratada ampliada em 200 litros por segundo.

Ao final do período, considerando todas as obras previstas no Plano Águas Cuiabá 300 anos, a capacidade dos sistemas de abastecimento de água da cidade, proporcionará mais segurança na continuidade do abastecimento e a universalização da cobertura do fornecimento de água.

Esgoto

esgoto

Os investimentos em esgotamento sanitário implicarão em aumento na coleta e no tratamento. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Don Aquino receberá obras de melhoria e ampliação, quase dobrando sua capacidade de tratamento, que saltará para 350 litros por segundo. Também estão previstas obras de coleta e afastamento de esgoto, com destaque para a implantação de redes coletoras nos bairros Bosque da Saúde e Carumbé e a recuperação da estação elevatória Prainha e da rede coletora do córrego Mané Pinto.

Já a ETE Tijucal terá sua capacidade de tratamento aumentada para 165 litros por segundo e contará com a ampliação da área atendida pela rede coletora e com o afastamento do esgoto.

Para os próximos sete anos, a companhia investirá R$ 1,2 bilhão em obras. O objetivo é assegurar a evolução do saneamento na capital, conforme previsto no contrato de concessão e no Plano Municipal de Saneamento Básico. Os investimentos beneficiarão os moradores da cidade de Cuiabá.

Águas Cuiabá. Sua nova companhia de saneamento.