Qualidade

Mperon 20140218 0066 Interna Destaque Full 2017
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A excelência na prestação de serviços é um objetivo permanente da Águas Cuiabá nas mais diversas frentes – da oferta de água tratada à coleta e ao tratamento de esgoto, da relação com os clientes ao atendimento oferecido aos usuários finais.

A água que sai de nossas estações de tratamento atende aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira, mantendo-se em sintonia com as mais rigorosas normas internacionais.

Mantemos planos de amostragem nas fases de produção e de distribuição da água, para a verificação da qualidade do produto e o atendimento aos requerimentos da Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelece procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e à vigilância da produção de água para o consumo humano e o seu respectivo padrão de potabilidade.

Nossas operações contam, por exemplo, com laboratórios próprios para a condução periódica de controles fisicoquímicos e bacteriológicos. Essa infraestrutura possibilita a realização anual de cerca de 950 mil ensaios de qualidade da água tratada, entre exames diários e mensais. Para a condução de análises específicas, mantemos também parcerias com laboratórios credenciados. Análises bacteriológicas apontam conformidade de nossa água superior a 99,9%.

O monitoramento da eficiência de nossas estações de tratamento de esgoto, por sua vez, é feito em consonância com os requisitos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para tanto, elaboramos e implementamos planos de amostragem para controle do esgoto tratado. Anualmente, realizamos em nossas operações mais de 60 mil análises, como parte dos programas de controle de qualidade do esgoto. Essa avaliação indica conformidade de 94,5% nos esgotos tratados.

A preocupação com a excelência técnica se estende ao relacionamento com os clientes e usuários. Por meio de indicadores, aferimos regularmente, por exemplo, a percepção do público a respeito da eficiência de nosso trabalho. Anualmente, ou em período menor, caso seja necessário, consolidamos o Índice de Satisfação do Serviço Público (SATIS), que serve de referência para o aprimoramento de nossa atuação no dia a dia e a elaboração de planos de melhorias.

Realizada em 2016, a mais recente Pesquisa de Satisfação alcançou sete municípios com operações da Iguá – Andradina, Castilho, Mirassol e Palestina (SP), Paranaguá (PR) e Itapoá (SC). Na comparação com 2015, todos os índices apresentaram significativa evolução. 

Mantemos também diversos canais de interação com os usuários, como as lojas físicas e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível nas operações, 24 horas por dia. Esses pontos de contato oferecem esclarecimentos e orientações e acolhem demandas, reclamações, sugestões e solicitações de serviços.