Notícias

Paranaguá Saneamento e Itapoá Saneamento investem em sustentabilidade no verão 2018

Os moradores de Itapoá e da Ilha do Mel e os turistas que escolheram esses destinos para passar o verão já têm mais um motivo para comemorar. Os locais agora contam com duchas ecológicas, uma iniciativa da Paranaguá Saneamento e da Itapoá Saneamento, em parceria com as prefeituras locais, para preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da comunidade.

Os banhistas que estão aproveitando o sol e o mar já podem tomar uma ducha refrescante com água oriunda do lençol freático, tratada com cloro e carvão ativado. As duchas ecológicas que oferecem água doce foram instaladas em três pontos ao longo da praia do município de Itapoá (Praia de Fora, Praia Grande e Praia de Encantas) e na Ilha do Mel.

As duchas são sustentáveis e não utilizam água potável nem energia elétrica. O sistema é muito simples, mas traz benefícios enormes para a população e o meio ambiente pois, diferentemente dos chuveiros normais, as duchas ecológicas não estão ligadas à rede de abastecimento. O sistema consiste na instalação do chuveiro direto na areia, captação da água existente nos lençóis freáticos, filtragem por meio de carvão e pré-tratamento com cloro. A água é imprópria para consumo, mas através do tratamento é disponibilizada com 97% menos salinidade e 99% menos bactérias, além de ajudar na balneabilidade e favorece a economia de água potável.

Carlos Ostrovske é de São Bento do Sul e passou as férias na cidade de Itapoá junto com a família. Ele aproveitou para tomar uma ducha e refrescar o pequeno Rhian de 1 ano e 3 meses. “Meu filho adorou. É mais prático trazer ele aqui e tirar a água do mar. Ele está sempre fresquinho, além de se divertir muito”, conta.

Além das duchas, sacolas biodegradáveis para ajudar na limpeza das praias e evitar o acúmulo de lixo na areia são distribuídas diariamente . De acordo com o diretor geral da Paranaguá Saneamento e da Itapoá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, não se pode apenas recolher o lixo, é preciso ser sustentável. “Nós queremos auxiliar na preservação deste lugar. Precisamos sempre lembrar dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Uma empresa de saneamento deve ter essa consciência e repassar para a população”, afirma.

Para saber mais, acompanhe a página oficial das concessionárias no Facebook, nos endereços:
www.facebook.com/itapoasaneamento e www.facebook.com/paranaguasaneamento.

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017