Notícias

Alunos de Palestina (SP) conhecem ETE Duplo Céu

Dando início às comemorações dos 10 anos de concessão dos serviços de água e esgoto de Palestina (SP), a ESAP, operação da Iguá, recebeu cerca de 40 alunos da escola municipal Áurea Soares Sonego na ETE Duplo Céu, localizada no distrito de mesmo nome.


Na visita os alunos conhecem a importância da inauguração da ETE no desenvolvimento do distrito – Duplo Céu é muito visitado pela Cachoeira do Talhadão - além deles conhecerem como funcionam os sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Quem acompanhou a turma foi o técnico em química Camilo Pereira da Silva, que falou sobre todos os processos – da chegada do esgoto até o descarte no córrego. Simone de Castro, de 12 anos, ficou admirada ao conhecer o passo-a-passo da Estação. “Não sabia que existia algo tão interessante aqui em Duplo Céu!”, disse.


O secretário de educação de Palestina, Lauro Alexandre Silva de Oliveira, considera este tipo de ação muito importante para o ensino. “Sair da sala de aula desperta o interesse dos alunos”, conta. Em parceria com a concessionária, a Secretaria de Educação vai programar mais visitas guiadas para os próximos meses. As informações passadas durante a visita também serão trabalhadas dentro da sala de aula.


O vice-prefeito, Reinaldo Cunha, também participou da visita. “É de extrema importância essas crianças e pré-adolescentes saberem que existe esta Estação no Distrito que, com certeza, é um presente para esta geração, já que antes o esgoto corria a céu aberto com muitas doenças e insetos”, conta.


A coordenadora pedagógica de ensino, Aneth Valéria Postigo Vogaz, incentiva este tipo de ação por entender que ir além dos livros e apostilas é fundamental para os alunos de hoje. “Eles gostam de interagir, aprender de uma forma diferente”, disse.


A Estação de Tratamento de Esgoto Duplo Céu foi inaugurada em junho deste ano e beneficia os mais de 2 mil moradores do distrito. Segundo a gerente operacional da Esap, Mirian Sampaio, a nova ETE utiliza tratamento por via biológica com remoção terciária e eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 90%.

Notícias Relacionadas

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017