Notícias

Sanessol e Esap mobilizam crianças na defesa da água

Duas noites especiais marcaram o encerramento das iniciativas da Sanessol e Esap que tiveram como objetivo central conscientizar o púbico infantil sobre a importância da água.

Em Mirassol, a cerimônia de premiação do Concurso de Redação - A Água e Você, no dia 25 de abril, na Apae, marcou a comemoração dos 10 anos da operação no município.

A primeira década da Sanessol representa um marco na vida da população, que pôde testemunhar um salto histórico na qualidade de vida devido aos investimentos em saneamento básico efetuados desde o início da concessão.

Prova do quanto os moradores reconhecem essa transformação está no engajamento estudantil em defesa do maior bem natural, que é a água. Os alunos participaram maciçamente das atividades informativas realizadas pelos técnicos da concessionária nas escolas desde 22 de março, Dia Mundial da Água, que resultaram nas redações participantes.

O concurso envolveu cerca de 600 alunos de 10 e 11 anos das escolas da rede pública. Um júri formado por representantes da empresa, da Secretaria de Educação e da imprensa selecionaram os três ganhadores de cada estabelecimento de ensino e também a melhor redação da cidade - que levou para casa um tablet.

E o recado contido no trabalho da aluna vencedora com a melhor redação do município, Ana Letícia de Araújo, do 5º ano da Escola Lúcia Medina Estrela Olivério, não deixa dúvidas do quanto a mobilização atingiu o seu objetivo: “Sejamos responsáveis no combate ao desperdício de água, para que não falte nem seja racionada”, disse a estudante em sua redação intitulada, “A importância da água”.

A gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, destaca que o motivo de eleger o público escolar como o principal alvo das comemorações é justamente pelo papel que as crianças exercem como formadoras de opinião. “As redações nos emocionaram muito pela delicadeza e inteligência desses pequenos autores”, afirmou a gestora.

Reconhecimento

Presente à cerimônia, o vice-prefeito de Mirassol, Thiago Rodrigues, elogiou o projeto elaborado pela Sanessol e enfatizou o quanto essas iniciativas enriquecem e agregam aos conteúdos já desenvolvidos em sala de aula. No mesmo sentido, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Dânia Mara Abra, também ressaltou a importância de se trabalhar, nas escolas, temas transversais que versam sobre questões sensíveis a toda a comunidade, como o saneamento básico. Ela ainda informou que o poder público estará sempre de portas abertas para novas parcerias com a Sanessol.

Em Palestina, a Esap e o Departamento Municipal de Educação e Cultura encerraram a primeira edição do Concurso no dia 23 de abril, na escola Izaltina Vicente Alves. Participaram do evento alunos, pais, professores, autoridades, a gerente-operacional da Esap, Mirian Sampaio, e o vice-prefeito, Reinaldo Cunha. Assim como em Mirassol, um júri formado por representantes da concessionária, do Departamento de Educação e da imprensa selecionaram os três ganhadores de cada escola e também a melhor redação da cidade.

O aluno da escola Áurea Soares, do distrito de Duplo Céu, Henrique Gavião Reis, levou para casa um tablet por ter escrito a melhor redação do município com o título “A água é vida”. “Estou muito feliz pelos prêmios. Busquei mostrar no meu texto que é possível com o consumo consciente colaborarmos com o equilíbrio do planeta”, conta.

Participaram do Concurso cerca de 140 alunos entre 10 e 11 anos, dos quais 18 foram selecionados e receberam certificados, livros e kits educativos.

O dirigente do Departamento Municipal de Educação e Cultura de Palestina, Lauro Alexandre Silva de Oliveira, declarou que esse tipo de projeto chega para somar ao conteúdo já passado pelos professores em sala de aula. “Estamos sempre de portas abertas para parcerias positivas e produtivas com a Esap”, afirma.

Já o vice-prefeito elogiou a iniciativa da concessionária de colocar em pauta nas salas de aula um assunto tão importante para a vida de todos. Segundo Reinaldo Cunha, conscientizar os jovens sobre a importância da água e do saneamento básico é primordial, além de agregar à grade curricular de ensino.

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017