Notícias

Paranaguá Saneamento sensibiliza moradores sobre benefícios das obras de esgotamento sanitário

Com novos investimentos e um extenso cronograma de obras de esgotamento sanitário, a Paranaguá Saneamento inicia projeto de sensibilização da comunidade, nas áreas que serão contempladas com a ampliação dos serviços em 2018. O objetivo é levar informações aos moradores sobre as obras de implantação do sistema, ressaltar os benefícios socioambientais obtidos com a coleta e o tratamento do esgoto e, claro, pedir a compreensão dos cidadaos em relação ao impacto causado pelas obras.

A equipe responsável pelo trabalho é composta por educadores ambientais treinados. Devidamente identificados, eles percorrem as ruas que receberão os trabalhos da concessionária, orientando os moradores sobre a importância de se conectar à rede, além de ressaltar os benefícios da ampliação desse serviço. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, e aos sábados, das 9h às 17h.

De acordo com o diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, as obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário trarão inúmeros benefícios para a cidade, mas dada a grande dimensão, requerem bastante trabalho na execução. “Nós queremos proporcionar mais saúde e bem-estar para a população, além de garantir a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Desde o final do mês de abril, aproximadamente 300 pessoas receberam a visita dos educadores. Terezinha de Souza Verona mora no Jardim Ouro Fino há 13 anos e está animada com a implantação do sistema de esgoto em sua rua. Ela conta que, mesmo sem o serviço de esgotamento sanitário disponível, procura não descartar óleo na rede e adota medidas sustentáveis. “Se cada um fizer sua parte, poderemos preservar o meio ambiente. A visita foi muito instrutiva. Estou aguardando o serviço ficar disponível para fazer a minha ligação”, conta.

Há 19 anos, o morador Sandro Ferreira espera pela implantação da coleta e do tratamento de esgoto na região onde mora. Ele também recebeu orientações, tirou dúvidas e já está com o material explicativo em mãos para fazer a interligação. “Nós estamos esperando há muito tempo. Foram muitas promessas e obras que começaram e não terminaram. Agora, já começo a ver o trabalho dos funcionários”, comemora.

A média nacional de tratamento de esgoto é de 42,67%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). Com os investimentos e o avanço das obras, a Paranaguá Saneamento irá contribuir para mudar a história do município. Ainda em 2018, Paranaguá atingirá 90% de cobertura na coleta e no tratamento de esgoto, o que coloca a cidade em situação de destaque no cenário nacional.

Sobre a Paranaguá Saneamento –Atuamos no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como na gestão dos clientes desses serviços.Nossa atuação se dá por intermédio de concessão com o município de Paranaguá. A Paranaguá Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, companhia que beneficia cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017