Notícias

Sanessol inicia construção da ETE Fartura

A Sanessol realiza nesta semana uma visita técnica à obra da terceira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade – ETE Fartura, que colocará o município no topo do ranking do saneamento. A ETE será instalada próximo ao córrego Fartura em uma área de 15 mil metros quadrados com investimento de 11 milhões de reais para a implantação do sistema composto pela estação e emissários.

“Quando assumimos os serviços de saneamento básico na cidade, não existia tratamento de esgoto, hoje já atingimos 80% com duas importantes obras – ETEs Piedade e Fundão. Iniciar a construção de mais uma estação, no ano em que comemoramos 10 anos, é motivo de muita alegria para todos nós. A população de Mirassol pode se orgulhar de morar em uma cidade que terá os serviços de água e esgoto universalizados definitivamente", comenta o diretor da Sanessol, Eduardo Caldeira.

Com esta obra concluída, os moradores dos bairros: Condomínio Tedeschi, Condomínio Fartura, Parte do centro, São José, Renascença, Vale do Sol, Mira-Flores, Cohab I, Pq. Da nascente do São José, São Bernardo IV, San Diego, contarão, além da coleta e afastamento existentes, agora também com o tratamento de esgoto.

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, as primeiras etapas da construção serão: terraplanagem e fundação que devem ser concluídas até setembro. Os próximos passos serão superestruturas, edificações, montagens mecânica, hidráulica e acabamentos. A expectativa é atingir uma eficiência de tratamento de 97% a 99% a partir de 2019. A tecnologia empregada na ETE é uma junção do sistema biológico e filtração de membranas e desidratação de lodo.

“Ao longo dos 11 anos de existência do Instituto Trata Brasil, temos testemunhado a dificuldade dos municípios em conseguir avanços concretos no acesso das pessoas aos serviços do saneamento básico, principalmente à água potável, coleta e tratamento dos esgotos. Quando vemos um município avançar, como é o caso de Mirassol, é motivo de grande alegria, pois mostra que é sim possível imaginar um dia vivermos num país onde todos tenham o que esta linda cidade está conseguindo, com esforço e perseverança”, conta o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017