Notícias

Sustentabilidade: Paranaguá Saneamento investe em eco duchas e sacolas biodegradáveis

Os moradores da Ilha do mel e os turistas que escolheram o destino para passar o verão já tem mais um motivo para comemorar. O local, agora, conta com as eco duchas, uma iniciativa da Paranaguá Saneamento para promover a sustentabilidade. As duchas estão localizadas em três pontos: Praia de Fora e Praia Grande em Brasília e na Praia de Encantas.

Quem está aproveitando o sol e o mar pode tomar uma ducha refrescante com água oriunda do lençol freático, tratada com cloro e carvão ativado. Esta é uma ação da empresa que se preocupa com o bem-estar da comunidade, mas principalmente com a preservação do meio ambiente. Não é uma água pra ser consumida, mas através do tratamento feito pelo próprio equipamento a água chega com 97 por cento menos salinidade e 99 por cento menos bactérias. Além de ajudar na balneabilidade e economia da água potável.


No primeiro dia, a ação já agradou muita gente. O garçom e surfista, Gustavo Haluch foi um dos primeiros a experimentas a ducha. Ele aproveita os horários de folga para surfar e, agora, pode se refrescar e lavar a prancha com mais tranquilidade. Para ele, a ação é de extrema importância na preservação e conservação dos recursos naturais, principalmente da água para tratamento. “Essa é uma ideia inovadora. Sei que posso lavar minha prancha e tomar uma ducha sem prejudicar o abastecimento da ilha. Além do mais, a água é muito refrescante. Parece até água doce”, conta.


O casal Dimas Braga e Jucelane Valério escolheram a Ilha do Mel como destino para as férias e trouxeram os filhos Vitor e Lara. As crianças adoraram o chuveiro e já fizeram amizade com o pequeno Rauly. No local, puderam receber orientações sobre a utilização da s duchas e dicas de preservação ambiental. Também foram contemplados com squeezes para que tomem água e não utilizem copos ou garrafas plásticas. O pai Dimas aprovou a iniciativa. “Eu venho passar férias na ilha há muitos anos e fiquei feliz em ver este local bem cuidada, com orientações e com as duchas”, diz.


Além das duchas, sacolas biodegradáveis serão distribuídas diariamente para ajudar limpeza das praias evitando o acúmulo de lixo na areia. De acordo com o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, não se pode apenas recolher o lixo, é preciso ser sustentável. “Nós queremos auxiliar na preservação deste lugar. Precisamos sempre lembrar dos 3 Rs : reduzir, reutilizar e reciclar. Uma empresa de saneamento deve ter essa consciência e repassar para a população”, afirma.


Este é o primeiro ano que a Paranaguá Saneamento promove essa ação que dura até o dia 14 de janeiro e retorna no o carnaval. Além dessas atividades, no dia 10 de janeiro acontecerá um evento voltado à acessibilidade com cadeiras anfíbias, caiaque adaptado e cadeiras especiais para trilha. Para saber mais, acompanhe a página oficial da concessionária no Facebook, no endereço www.facebook.com/paranaguasaneamento.

Notícias Relacionadas

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017