Notícias

Acessibilidade: Itapoá Saneamento promove ação inclusiva e beneficia veranistas

Dois dias voltados à acessibilidade e muitas histórias felizes. O evento “Dia Alegre”, realizado pela Itapoá Saneamento em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapoá, proporcionou um dia diferente para quem é portador de deficiência física ou tem mobilidade reduzida. O evento contou com cadeiras anfíbias, cadeira de trilha, esteira ecológica, caiaque adaptado e eco ducha especial para cadeirantes.


Toda a estrutura, que foi desenvolvida depois de muito tempo de pesquisa, é feita forma segura e com foco na sustentabilidade. A esteira ecológica, por exemplo, é feita de bambu e auxilia no acesso da calçada até a areia da praia e o mar. De acordo com o criador do projeto, Armando Fantíni, os equipamentos são seguros e garantem a diversão dos participantes. “As cadeiras anfíbias têm quatro flutuadores e cintos de segurança para pés, pernas e peitoral. Não é preciso treinamento especial para utilizar o equipamento, apenas seguir algumas orientações básicas. O diferencial mesmo é proporcionar esse acesso à população”, explica.


Saulo Ribeiro, 48, não entrava no mar há 17 anos. Ele conta que foi vítima de uma bala perdida e, como consequência, não tem mais os movimentos das pernas. Ao chegar na praia, ele nem imaginava que entrar na água de maneira fácil seria possível. “Eu gostei bastante. Foi um momento muito emocionante. Esse projeto me devolveu a alegria de aproveitar o verão. Eu quero ficar aqui o dia todo”, conta.


Essa mesma alegria podia ser vista no olhos de Meiri Domingues, 19, que veio de Curitiba para aproveitar o dia inclusivo na praia e utilizar a cadeira anfíbia. “No começo, eu só queria molhar os pés, mas foi tão bom com a cadeira que eu resolvi aproveitar para dar uma volta pela praia”, diz.


O evento, que aconteceu nos dias 12 e 13 de janeiro nas areias da praia de Itapoá, faz parte do projeto eco duchas e foi mais uma ação de responsabilidade social. “É de responsabilidade também das empresas promover e estimular a inclusão. Essas práticas têm um papel importante na promoção do respeito a todas as pessoas”, afirma Luis Afonso Bazzo, diretor da Itapoá Saneamento.


O prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, ressalta que a parceria entre a prefeitura e a Itapoá Saneamento proporcionou um verão mais agradável e sustentável. “As eco duchas auxiliam na economia de água e as sacolas distribuídas aos veranistas colaboram com a manutenção das praias, deixando nossas areias mais limpas Nossa temporada de verão está cada vez mais sustentável”, observa.


Durante os dois dias de ação, muitas pessoas tiveram a oportunidade de aproveitar a praia de um jeito diferente. Quer saber mais? Acompanhe nossas notícias pela página da Itapoá Saneamento no Facebook, no endereço: www.facebook.com/itapoasaneamento.

Outras Notícias

  1. Sipat nas operações da Iguá

    28 de novembro de 2017