Notícias

Esap divulga relatório que comprova a qualidade da água

Há 10 anos, a Esap trabalha para o bem-estar da população de Palestina. E como parte dos nossos compromissos, divulgamos anualmente o relatório de análises que comprova a qualidade da água distribuída para todos os moradores do município.

De mês a mês, nossos técnicos coletam amostras para analisar em laboratórios especializados os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. São analisadas propriedades como: turbidez, cor, cloro, entre outras.

O controle de qualidade abrange a avaliação do manancial, as etapas de produção, os produtos químicos utilizados no tratamento, a análise da água na saída de tratamento e o monitoramento da qualidade na rede de distribuição.

A qualidade da água é monitorada da seguinte forma:

Coletas: são realizadas mensalmente em pontos de abastecimento (endereços residenciais ou comerciais) cadastrados e distribuídos estrategicamente por toda extensão da rede de distribuição, de acordo com o plano de amostragem.

Análises diárias e semanais (parâmetros básicos): nas amostras coletadas são realizadas, rotineiramente, determinações de pH, flúor, cloro residual livre, turbidez, cor aparente, coliformes totais, escherichia coli e bactérias heterotróficas em cumprimento à Portaria de Consolidação n°5 do Ministério da Saúde de 03/10/2017. São realizadas mais de 1, 3 mil análises por mês.

Análises trimestrais e semestrais (exigidas pela legislação para saída de tratamento, rede de distribuição do Sistema de Abastecimento e mananciais): abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.

Acesse o Relatório de Qualidade da Água

Outras Notícias