Uso inteligente da água

O uso consciente de água, sem haver desperdício, é a forma mais inteligente de lidar com algo tão valioso e que, por isso, precisa ser preservado.

Leve isso em consideração, no dia a dia – ao abrir uma torneira, utilizar o chuveiro, acionar a descarga do vaso sanitário etc. Ou seja: busque, sempre, o consumo eficiente e equilibrado de água.

Veja a seguir algumas sugestões sobre como usar água de forma racional em suas atividades cotidianas.

 

Banho 

Deixe o registro do chuveiro aberto pelo menor tempo possível. Em geral, cinco minutos são suficientes para a higienização do corpo

 

Para escovar os dentes ou se barbear 

Realizar essas atividades com a torneira aberta é jogar água limpa pelo ralo. Puro desperdício. Fique atento e só abra a torneira quando necessário.

E para lavar o rosto, vale a regra de deixar a torneira aberta o menor tempo possível e com um fluxo de água não muito forte.

Post5 Fin 1

Atenção
Uma torneira gotejando pode gastar até 1500 litros de água em um mês e isso é o suficiente para o consumo de uma pessoa por uma semana.

 

No vaso sanitário

A descarga do vaso sanitário representa um dos principais gastos de água em uma casa ou apartamento. Não aperte aquele botão, que de inofensivo não tem nada, sem necessidade. Muita gente ainda usa a bacia como lixeira!

E quando de fato precisar acionar a descarga, o faça apenas pelo tempo suficiente: em geral 3 segundos.

Post6 A4 1

 

Para lavar a louça

Essa é uma atividade em que você pode exercitar o uso inteligente da água com ótimo resultados. É possível economizar bastante, por exemplo, ao limpar bem os restos de comida (sem usar água, é claro) antes de lavar pratos e panelas, e ensaboar tudo que tem de ser lavado para, só depois, abrir a torneira e começar o enxágue.

 

No quintal ou na calçada

Água não é vassoura. Limpe primeiro sem água e só abra a torneira, e utilize o balde, para o caso de alguma sujeira pesada.

Isso vale também para áreas internas, como a cozinha.

 

Post3 A42 1

Melhor ainda...
Você pode conseguir uma economia ainda maior se utilizar a água de algumas atividades para outros fins. Por exemplo: a água que cai do chuveiro durante o banho pode ser aproveitada na limpeza da casa, e a que a máquina simplesmente despeja no tanque ou no ralo pode ser armazenada para limpar o quintal da casa.

 

Para lavar a roupa

O uso da máquina de lavar roupa é mais eficiente quando se usa sua capacidade máxima. Ligar o equipamento para apenas algumas poucas peças é um desperdício de água e energia elétrica.

 

No jardim

Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação. E dê preferência sempre ao regador.

Essas são algumas dicas. No dia a dia, porém, você pode encontrar suas próprias formas de usar a água pensando ao mesmo tempo no seu bem estar, no seu bolso e na preservação desse recurso para as futuras gerações.