Notícias

Campanha conscientiza população sobre “gatos”

Ligações clandestinas, os chamados gatos, prejudicam o abastecimento de toda a cidade.
Nas últimas semanas a Itapoá Saneamento tem recebido diversas denúncias apontando indícios de ligações irregulares, os populares “gatos”. Estas ligações podem se caracterizar por conexões diretamente na rede de abastecimento, executada pelo próprio morador, ou então violação no hidrômetro ou no lacre de segurança.
Considerando estas denúncias, a concessionária incorporou uma rotina diária de verificações, que consiste em vistorias nas localidades que apontam algum indício de fraude, e se constatado, é executado a abertura do local para a realização do laudo técnico com fotografias. Ainda, é acionada a Polícia Militar para que ocorra o Boletim de Ocorrência e então a retirada da fraude. Após este processo, tem a tramitação junto à Polícia Civil para a instauração do inquérito. A concessionaria aplica também as penalidades administrativas, de acordo com o regulamento, com geração das multas e revisão do faturamento.
As fraudes fazem com que os investimentos destinados às melhorias do sistema de abastecimento de água sejam menos eficazes. Ou seja, usuários que mantem sua unidade consumidora regular, não usufruem dos benefícios gerados pelos novos investimentos, pois este tipo de ligação danifica o sistema público de distribuição de água gerando desperdícios, vazamentos, aumento dos custos de manutenção das redes, o que se reflete na tarifa de água, desabastecimento de áreas e contaminação da água.
Portanto, a ajuda da população é primordial neste momento, se for identificado algum tipo de ligação que considere irregular, denuncie, ligue para o 0800 643 6750, as ligações serão mantidas no mais absoluto sigilo.

Outras Notícias

  1. Comunicado de Reajuste

    27 de novembro de 2018

  2. Comunicado

    18 de abril de 2018

  3. Caminho da água

    22 de março de 2018

  4. Horário Atendimento Carnaval

    6 de fevereiro de 2018