Serviços

Nossas atividades operacionais são executadas por meio de Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs), que prestam serviços nas seguintes áreas:

  • Captação, produção, adução, distribuição de água potável, tratamento e disposição final de lodos, manutenção de todo o sistema operacional e controle de qualidade e monitoramento das águas de captação;
  • Coleta, afastamento, tratamento e disposição final de efluentes, tratamento e disposição final de lodos, operação e manutenção de redes coletoras e de estações de tratamento de esgoto, controle de qualidade e monitoramento dos meios receptores;
  • Manutenção e atualização de cadastro e de clientes, atendimento aos usuários, instalações e leitura de hidrômetros e emissão de contas.

Ciclo de Atividades

Captação e tratamento de água

A água é captada de mananciais superficiais (rios e represas) ou subterrâneas (lençóis freáticos) e encaminhados para uma estação de tratamento de água. Controles de qualidade são efetuados sistematicamente.

Distribuição de água potável

A água potável chega à porta do cliente por meio de uma rede de tubulação enterrada, alimentada e pressurizada pelos reservatórios, boosters e pelas estações elevatórias de água.

Gestão de clientes

O consumo de água do cliente é levantado mensalmente pelos agentes comerciais pro meio de um hidrômetro. A partir disso, é calculada a conta de água, que pode ser entregue ao cliente simultaneamente à leitura.

Coleta de esgoto

O esgoto gerado pelo cliente é coletado por uma rede de tubulações subterrâneas, acumulando-se em interceptores e encaminhado às estações de tratamento.

Tratamento de esgoto

O esgoto vem do sistema de coleta carregado de matéria orgânica, e deve passar por um tratamento para ser lançado novamente ao meio natural.

Disposição do lodo e descarte dos efluentes

Nas estações de água e de esgoto, acontece o tratamento, que separa a fase líquida da fase sólida. A água potável que sai da ETA é distribuída para consumo. O efluente que sai, volta ao meio natural.