Limpeza de caixa d'água

Toda a água que você e sua família consomem habitualmente passa pela caixa d’água de sua casa. Por isso, mesmo que o abastecimento seja feito com a qualidade desejada, você pode ter problemas se não mantiver o reservatório doméstico em condições adequadas.

Faça a limpeza da caixa d’água da sua residência a cada seis meses. Se você mora num apartamento, exija do condomínio que a manutenção do reservatório seja realizada com a mesma periodicidade.

Limpar a caixa d’água não é uma tarefa complicada, mas tenha em mente, sempre, que a segurança vem em primeiro lugar. Antes de tudo, programe o dia da limpeza com antecedência. Confira todos os detalhes e os materiais necessários. Verifique as condições da escada a ser utilizada e a forma correta de alcançar a caixa d’água, para que não haja o risco de ocorrência de um acidente (ao subir no telhado, por exemplo).

Veja a seguir dez orientações para ajudá-lo na limpeza, caso você não contrate um prestador de serviço: 

  1. Interrompa a entrada de água na caixa, fechando o registro ou amarrando a boia.
  2. Esvazie a caixa até que o fundo fique com um palmo de água. Você pode armazenar em baldes o que tirar da caixa. Essa água poderá ser usada na própria limpeza.
  3. Tampe a saída para utilizar o palmo de água que deixou no fundo da caixa e para que a sujeira existente não desça pelo ralo.
  4. Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa d’água.
  5. Se ela for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
  6. Retire a água da lavagem e a sujeira com a ajuda de uma pá de plástico, com balde e panos. Para secar o fundo, use panos limpos e evite passá-los nas paredes.
  7. Deixe entrar um palmo de água (ainda com a saída da caixa fechada) e adicione dois litros de água sanitária. Use essa solução desinfetante para molhar as paredes. Espere por duas horas. Não use a água da caixa nesse período.
  8. A cada meia hora (durante as duas horas), verifique se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, volte a aplicar a solução desinfetante para molhar as paredes.
  9. Ao final, ainda com o registro fechado, abra a saída de água da caixa. Em seguida, abra todas as torneiras e acione as descargas dos vasos sanitários para desinfetar todas as tubulações da casa.
  10. Abra novamente o registro, para que a caixa volte a encher. Procure usar o primeiro fluxo de água para lavar o quintal, banheiros e pisos.
  11. Não deixe de lavar a tampa da caixa d`água antes de colocá-la novamente no lugar.

 É importante manter o controle da manutenção. Anote a data da limpeza realizada e já programe a próxima.  

Clique aqui e acesse o manual completo.