Notícias

Atendentes da Paranaguá Saneamento participam de capacitação em Libras

A Paranaguá Saneamento inova em mais uma ação para melhorar o atendimento aos clientes. As atendentes comerciais da empresa participaram de uma capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e puderam aprender sobre a cultura surda e o alfabeto manual. Esse é o primeiro passo em busca de um atendimento mais inclusivo.

De acordo com a coordenadora de gestão de clientes da Paranaguá Saneamento, Amália Ferreira, a capacitação é importante para que as atendentes se relacionem melhor com os surdos e ofereçam um atendimento mais inclusivo. “O acesso à informação é direito de todos. A Paranaguá Saneamento quer oferecer um atendimento com mais agilidade e qualidade para esse público. O investimento em acessibilidade é um exercício de democracia”, explica.

O curso é apenas o primeiro passo, pois a alfabetização em libras é um processo mais demorado. Mas quem participou do curso já consegue se relacionar com os surdos, dar orientações básicas e até dicas de uso consciente de água. Isabelle Dias, professora de Libras e responsável pelo curso, elogiou a iniciativa da concessionária. “ Os surdos precisam ser independentes quando procuram algum atendimento. Apenas com a inclusão isso é possível. A empresa teve esse olhar mais apurado e buscou qualificação”, conta.

Ao final da capacitação, as alunas interagiram com vários surdos, aprendendo um pouco mais sobre o cotidiano deles, e puderam testar os conhecimentos adquiridos. “Eu não fazia ideia de como era esse universo. O curso me abriu os olhos para novas possibilidades e despertou a vontade de melhorar cada vez mais o atendimento”, afirma a atendente comercial, Natália da Costa Leite.

O diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, defende que entender o universo do cliente é fundamental para prestar um bom atendimento. “Quando não é possível se comunicar de forma adequada, o serviço perde qualidade. A busca por aperfeiçoamento e o foco no cliente são de extrema importância para nós”, afirma.

Outras Notícias

  1. Qualidade nos serviços

    13 de abril de 2018

  2. Caminho da água

    22 de março de 2018

  3. Suspensão de Liminar

    5 de fevereiro de 2018