Notícias

Concessionária realiza trabalho noturno para identificar vazamento de água na rede

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Paranaguá Saneamento iniciou uma ampla pesquisa para identificar vazamentos não visíveis, por meio da varredura nos 600 km da rede pública de distribuição de água.

Desde o ano passado, a pesquisa tem se tornado uma rotina noturna, realizada pelos técnicos da concessionária devidamente identificados. Eles se deslocam de um bairro até o outro de moto, e sempre com lanternas para facilitar a verificação, tudo isso com o objetivo de detectar perdas ocultas de água por meio da técnica de Geofonamento, além de verificar a situação de 35 mil ligações de água em Paranaguá. O trabalho é realizado sempre à noite, devido à redução de ruídos nas ruas, facilitando assim o trabalho de sondagem. 

"Nosso pessoal está examinando a tubulação externa até o cavalete", diz Lucas Arrosti, Coordenador Técnico Operacional." A água tratada é perdida por questões de vazamentos, visíveis ou não, nas redes, e pelo consumo não autorizado. Além de combater o desperdício na rede, a ação beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, evitando o seu esgotamento, e a melhora da qualidade da água que chega às torneiras.

Geofonamento – A técnica utilizada para “ouvir” a rede de distribuição pública de água é chamada de Geofonamento. Por meio do Geofone, um aparelho que possui função parecida com a do estetoscópio de médico, técnicos percorrem as ruas, no período noturno, para detectar vazamentos não visíveis. Ao encontrar o problema, equipes de manutenção entram em ação para fazer o reparo.

Outras Notícias