Notícias

Caminho da água

Neste 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Agua, data em que todos celebram os benefícios deste recurso. A água tratada é importante para a saúde e a qualidade de vida. Quando abrimos as torneiras, a agua já está própria para o consumo. Mas será que todos sabem qual é o caminho de a agua faz até chegar as nossas casas?

Para chegar até a sua casa, a água percorre um longo e desafiante caminho. Em Paranaguá, a água bruta é captada dos rios Santa Cruz, Miranda e Ribeirão. Estes locais são regulamentados pela legislação, garantindo a qualidade. Essa água vai para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) onde várias etapas são executadas para garantir o tratamento adequado. O tratamento começa com a oxidação, onde metais e matérias orgânicas são oxidados e depois recebem coagulantes, transformando as partículas sólidas em flocos pesados, o que é chamado de coagulação.  O próximo passo é a floculação, nesta etapa ocorre uma mistura lenta da água que faz com que as partículas de sujeira se aglutinem em flocos, para facilitar sua remoção. A partir daí, as impurezas vão se separar da água que será filtrada. Na água, depois de filtrada, é adicionado cloro par eliminar germes e garantir a qualidade da água que chega ao consumidor.

Todos esses procedimentos envolvem colaboradores qualificados e investimentos feitos pela Paranaguá Saneamento em estrutura e tecnologia. Mas a água ainda tem uma parte importante do caminho a percorrer, antes de chegar até as torneiras. O último processo na ETA é a fluoretação, o que reduz a incidência de cárie dentária. Toda a água produzida vai para os reservatórios e depois chega as casas para o consumo. Para abastecer a cidade, a Paranaguá Saneamento conta com duas estações de tratamento e quatro reservatórios. A concessionária também conta com mais duas ETAs para abastecer a Ilha do Mel.

Todos os esforços promovem mais qualidade de vida e saúde.  No entanto, é importante que a água que chega a nossas torneiras seja utilizada de forma consciente. Segundo a ONU, estima-se que, a cada 20 anos, o consumo mundial de água duplica, e esse cenário se complica com o crescimento da população e consequente aumento no consumo. Existe solução? Sim. É possível repensar a forma como a utilizamos, avaliando se ela deve ir para o ralo ou pode ser reaproveitada em outras atividades. Se poupar não vai faltar!

A Paranaguá Saneamento tem o prazer de comemorar o Dia Mundial da Água cumprindo o compromisso de prestar o melhor serviço para a comunidade com ética e respeito, levando a todos o bem mais precioso para a vida.

 

 

Outras Notícias

  1. Qualidade nos serviços

    13 de abril de 2018

  2. Suspensão de Liminar

    5 de fevereiro de 2018