Paranaguá é destaque em ranking nacional do saneamento

Paranaguá ficou em terceiro lugar no ranking nacional de saneamento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na categoria “ Empenho para o Saneamento”.    O ranking ABES da Universalização do Saneamento é um instrumento de avaliação do setor no Brasil que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.

Este ano, o ranking passa a abranger 100 por cento do território nacional contemplando quase dois mil municípios.  A classificação é feita calculando cada um dos cinco indicadores de acordo com as informações fornecidas ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) em 2016. Dessa maneira, é possível identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento. Na categoria “Empenho para o Saneamento” Paranaguá (3° lugar) se destaca com boa média para o tratamento de água e esgoto ficando à frente de outras cidades paranaenses de grande porte como São José dos Pinhais, (10°), Araucária (28°) e Ponta Grossa (50°).

Para o diretor da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, a classificação é fruto de investimentos no setor, o que é extremamente importante para a cidade, e mostra o empenho em oferecer qualidade de vida para a população.  “Nossa equipe está sempre em busca de novas tecnologias para melhorar nossos serviços. Até 2020, teremos muitos investimentos no saneamento, com destaque para a coleta e tratamento de esgoto”.

Ainda em 2018, a Paranaguá Saneamento entregará o Sistema Cominese, aumentando para 90% o índice de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

O ranking completo está disponível no site da ABES, no endereço http://abes-dn.org.br.

 

 

Outras Notícias

  1. Qualidade nos serviços

    13 de abril de 2018

  2. Caminho da água

    22 de março de 2018

  3. Suspensão de Liminar

    5 de fevereiro de 2018