Estações de Tratamento de Água

Eta Colonia (1)
Eta Colonia (1)

O sistema de abastecimento de água de Paranaguá inclui unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. A cidade de Paranaguá conta com quatro estações de tratamento, a Estação de Tratamento de Água Colônia (ETA Colônia), Estação de Tratamento de Água Alexandra, Estação de Tratamento de Água Brasília e Encantadas, sendo que essas últimas na Ilha do Mel.

ETA COLÔNIA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA COLÔNIA

Localizada na Estrada das Colônias, a ETA atende 98% da população do município. A captação da água que ela trata é feita nos mananciais do Rio Ribeirão, Santa Cruz e Miranda, localizados no Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, região da Serra do Mar. A capacidade de tratamento da ETA Colônia é de cerca de 450 litros de água por segundo. Depois de tratada, a água é bombeada para quatro centros de reservação: o CR I - na sede da empresa, o CR II - na Avenida Roque Vernalha e o CR0 e CR III - no terreno da ETA Colônia.

ETA ALEXANDRA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ALEXANDRA

Na Estação de Tratamento de Água de Alexandra, a captação da água bruta é feita por meio de poços artesianos e do manancial da Cachoeira do Athanásio, localizada no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, da Serra do Mar. A ETA tem capacidade de tratar para abastecer 100% dos moradores do distrito de Alexandra.  A vazão do poço somado à ETA tem capacidade de tratar e distribuir cerca de 18,6 litros de água por segundo.

ETA BRASÍLIA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA BRASÍLIA

Instalada na Ilha do Mel, a Estação de Tratamento de Água Brasília trata a água captada no lençol freático por meio de poço artesiano e abastece 100% das pousadas e residências do local. A capacidade para tratamento da água captada é de 7,5 litros por segundo.

ETA ENCANTADAS

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ENCANTADAS

Localizada na região de Encantadas na Ilha do Mel, a ETA trata a água também captada do lençol freático por meio de poço artesiano que abastece a população do local.A capacidade para tratamento da água captada é de 5 litros por segundo.