Estações de Tratamento de Esgoto

Cab Paranagua7650
Cab Paranagua7650

Esgoto

A água utilizada na residências, comércio e indústria, gera efluentes que são despejados na rede coletora de esgoto para serem tratados em estações.

O tratamento do esgoto significa mais saúde para a população, especialmente para as crianças de até cinco anos de idade, que deixarão de adoecer por problemas de veiculação hídrica: diarreia, hepatite, leptospirose etc. Significa também que os efluentes voltarão aos rios e córregos como água limpa, preservando o meio ambiente.

Com o conjunto de três estações de tratamento de esgoto - Estação de Tratamento de Esgoto Emboguaçu, ETE Samambaia e ETE Nilson Neves, a CAB Águas de Paranaguá trata o esgoto de 60% da população parnanguara, colocando Paranaguá na lista das cidades com os melhores índices de tratamento de esgoto do país. O Brasil trata, em média, 38% do esgoto segundo o Ministério das Cidades (dados do SNIS - Sistema Nacional de Informações do Saneamento 2010).

O esgoto são levados às estações de tratamento por meio de bombeamento com o auxílio de 18 elevatórias distribuídas por pontos estratégicos da cidade. Para monitorar o padrão de lançamento do esgoto tratado em forma de água bruta nos rios, a CAB realiza diariamente análises físico-químicas e bacteriológicas, exigidas pela resolução 357/2005 do Conama.

Para universalizar o serviço de tratamento de esgoto em Paranaguá, a CAB está ampliando o sistema de esgotamento sanitário com a expansão de redes coletoras, instalação de novas elevatórias e construção de mais estações de tratamento.

ETE EMBOGUAÇU

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE EMBOGUAÇU

A maior estação do município, a ETE Emboguaçu usa tecnologia alemã de última geração para tratar, por meio do processo biológico de lodo ativado, os efluentes domésticos de 60 mil moradores do Centro Histórico, Vila Itiberê, Estradinha, Ponta do Caju, Emboguaçu, Jardim Araçá, Vila Becker, Vila Guadalupe, Área Portuária e da região do Canal Anhaia.

ETE SAMAMBAIA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE SAMAMBAIA

Totalmente automatizada e monitorada à distância, a ETE Samambaia é responsável pelo tratamento do esgoto dos 4.500 moradores do Jardim Ipê, Samambaia e Casa da Família.

ETE NILSON NEVES

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE NILSON NEVES:

Trata os efluentes dos 6 mil moradores do bairro Nilson Neves, Jardim Yamaguchi e Conjunto Costa Sul.

ETE COSTEIRA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE COSTEIRA

Inaugurada em junho de 2014, a estação trata os esgotos de 16 mil pessoas na região dos bairros Costeira,  Oceania, Palmital, Tuiuti, Bockmann, Alvorada, Industrial, Leblon, 29 de Julho, São Sebastião, Centro Histórico, Campo Grande e João Gualberto.