Qualidade

Mperon _20140214_0300
Mperon _20140214_0300

A excelência na prestação de serviços é um objetivo permanente de nossa atuação nas mais diversas frentes – da oferta de água tratada à coleta e ao tratamento de esgoto,  da relação com os clientes ao atendimento oferecido aos usuários finais.

A água que sai de nossas estações de tratamento atende aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira, mantendo-se em sintonia com as mais rigorosas normas internacionais. Mantemos planos de amostragem nas fases de produção e de distribuição da água, para a verificação da qualidade do produto e o atendimento aos requerimentos da Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelece procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e à vigilância da produção de água para o consumo humano e o seu respectivo padrão de potabilidade.

Nossas operações contam, por exemplo, com laboratórios próprios para a condução periódica de controles fisicoquímicos e bacteriológicos. Essa infraestrutura possibilita a realização anual de cerca de 950 mil ensaios de qualidade da água tratada, entre exames diários e mensais. Para a condução de análises específicas, mantemos também parcerias com laboratórios credenciados.

O monitoramento da eficiência de nossas estações de tratamento de esgoto, por sua vez, é feito em consonância com os requisitos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para tanto, elaboramos e implementamos planos de amostragem para controle do esgoto tratado. Anualmente, realizamos em nossas operações mais de 60 mil análises, como parte dos programas de controle de qualidade do esgoto.

A preocupação com a excelência técnica se estende ainda ao relacionamento com os clientes e usuários. Por meio de indicadores, aferimos regulamente, por exemplo, a percepção do público a respeito da eficiência de nosso trabalho. Anualmente, ou em período menor, caso seja necessário, consolidamos o Índice de Satisfação do Serviço Público (SATIS), que serve de referência para o aprimoramento de nossa atuação no dia a dia e a elaboração de planos de melhorias.

Mantemos também diversos canais de interação com os usuários, como as lojas físicas e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível para atendimento telefônico 24 horas por dia. Esses pontos de contato oferecem esclarecimentos e orientações e acolhem demandas, reclamações, sugestões e solicitações de serviços.