Notícias

Fraudes de água prejudicam o abastecimento em Itapoá

A Itapoá Saneamento diariamente está com equipe em campo, em busca de fraudes nas ligações de água, residenciais e comerciais. A ação tem como objetivo recuperar o grande volume de água que é perdido todos os anos com este tipo de irregularidade.

O trabalho está sendo viabilizado pela equipe de Caça-Fraude, que intensificou as ações neste ano com mais vistorias nos imóveis, e com o uso de recursos tecnológicos específicos para o trabalho, como por exemplo, o uso do Geofone, que capta as vibrações abaixo da terra, para perceber vazamentos e desvios na tubulação.

Além das vistorias de rotina e das denúncias, a equipe também faz um trabalho de acompanhamento de consumo dos casos mais críticos e até mesmo daqueles que não possuem cadastro com a empresa, viabilizando vistorias específicas para estes casos.

Segundo a concessionária, boa parte do volume de água tratada que é perdido estão relacionados a fraudes nas ligações, e esclarece que o fornecimento de água para imóveis com ligação irregular é crime, e que o uso de dispositivos como bombas ou ejetores na rede distribuidora ou no ramal, prejudicam muito a qualidade e o abastecimento da água. Nessas duas situações o usuário poderá sofrer penalidades e ações cabíveis, conforme legislação vigente.

De acordo a gerência da Itapoá Saneamento, o usuário que furta água a partir de fraude prejudica o abastecimento da comunidade e o meio ambiente. “Quem furta a água usa sem controle, já que não paga por esse volume consumido. Quem acaba pagando por isso somos todos nós, com a diminuição da pressão e até mesmo a falta de água em alta temporada. Para se ter uma ideia, recentemente em um único imóvel vistoriado, foi encontrado mais de 100 mil litros de água armazenada, e que estava prejudicando o abastecimento da região, ocasionando falta de água, explica’’.
O acompanhamento periódico de combate as fraudes já virou rotina na concessionária, e tem reflexo na melhoria da qualidade do abastecimento, já que o volume de água que deixa de ser desviado, passa a atender aos usuários com ligações regulares, além de contribuir para o meio ambiente.
Denúncias de fraudes nas ligações de água podem ser feitas pelo telefone 0800 6043 2750. A Itapoá Saneamento garante o anonimato.

Outras Notícias

  1. Comunicado de Reajuste

    27 de novembro de 2018

  2. Comunicado

    18 de abril de 2018

  3. Caminho da água

    22 de março de 2018

  4. Horário Atendimento Carnaval

    6 de fevereiro de 2018