Notícias

10 razões por que o saneamento é incrível

10 razões por que o saneamento é incrível

31 de outubro de 2019

Saneamento básico é um direito fundamental de todo ser humano. Apesar dos avanços registrados nas décadas recentes, o Brasil ainda está muito longe da universalização desse serviço. Por isso mesmo, é natural que o assunto seja visto como um grande desafio, a ser resolvido com urgência.
Nós, na Iguá, sabemos bem como o acesso à água de qualidade e ao esgoto tratado transforma a vida das pessoas. Sabemos que o saneamento, apesar de fundamental, é também incrível. Trabalhamos a partir da perspectiva da diferença que nossas atividades fazem no dia a dia dos clientes. 
A universalização do saneamento é decisiva para a saúde, a educação, o progresso social, o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e até mesmo para a segurança pública. Confira 10 razões pelas quais estamos comprometidos em acelerar o acesso a esse serviço vital.

1) É incrível porque é essencial

A água é um recurso essencial à vida. O acesso à água tratada e à coleta de esgoto gera impactos positivos em diversas dimensões: saúde, educação, economia, meio ambiente, proporcionando desenvolvimento social.

2) Tem alcance ilimitado

O saneamento tem um alcance efetivamente universal. Afinal, é um serviço que deve estar, obrigatoriamente, em todo e qualquer lugar – residências, hospitais, escolas, comércios, indústrias e assim por diante. Por isso mesmo, precisa ser o primeiro a chegar às mais diversas regiões, estabelecendo as condições necessárias e abrindo caminho para outros serviços de utilidade pública. 

3) É gerador fundamental de mais saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada US$ 1 investido em saneamento, US$ 4,3 são economizados em saúde, com benefícios concretos, principalmente para as crianças. Os dados também indicam que 94% dos casos de diarreia no mundo ocorrem devido à falta de acesso à água de qualidade e à precariedade do tratamento de esgoto e que essa é a segunda causa de morte de menores de cinco anos. 

4) Aumenta o potencial humano

Crianças que vivem em áreas com saneamento básico ficam menos doentes, faltam menos à escola e têm melhores condições de aprendizado. Assim, segundo o Painel Saneamento Brasil, as populações dessas regiões têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que onde não há água potável e tratamento de esgoto.  

5) Interfere no desenvolvimento econômico 

O benefício do saneamento para o desenvolvimento econômico começa com a redução do número de trabalhadores que se afastam do trabalho por causa de doenças. As estimativas são de que mais de 200 mil pessoas são afetadas por esse problema. Quando faltam menos ao trabalho, elas apresentam maior produtividade e, consequentemente, têm a oportunidade de aumentar sua renda. 

6) Indispensável à preservação do meio ambiente

Tratar o esgoto produzido nas grandes cidades é condição fundamental para a preservação do meio ambiente. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil, o equivalente a 3.500 piscinas olímpicas de esgoto é despejado diariamente em rios, mares e cursos d’água, apenas pelas 100 maiores cidades brasileiras.  

7) Induz o consumo consciente

Além de beneficiar diretamente as pessoas, a implementação de redes de água e esgoto costuma mudar hábitos, promovendo o consumo consciente e o cuidado com a destinação de resíduos.

8) Aumenta o potencial humano

A melhoria da qualidade de vida propiciada pelo acesso à água de qualidade e ao tratamento de esgoto abre caminho para plena expressão do potencial humano. Por isso, o saneamento é um dos aspectos de maior impacto no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU.

9) Fomenta oportunidades em diversas áreas

O saneamento envolve ampla gama de áreas e especialidades, atraindo profissionais qualificados e gerando uma quantidade significativa de empregos. Além disso, demanda cada vez mais inovação e tecnologia, com abordagens diferentes, que melhorem a eficiência dos serviços, reduzam custos e gerem experiência positiva dos clientes com os serviços de água e esgoto. 

10) Preserva hoje, em prol do amanhã

O futuro também agradece. Os especialistas são unânimes em dizer que a água é, e será nas próximas décadas, um bem de valor crescente. Preservar os mananciais e tratar o esgoto, seja para que volte aos rios em condições adequadas, seja para que se transforme novamente em água potável, são ações decisivas.

voltar