Notícias

Iguá Saneamento doa 362 mil sabonetes a populações vulneráveis para combate à pandemia de Covid-19

Iguá Saneamento doa 362 mil sabonetes a populações vulneráveis para combate à pandemia de Covid-19

20 de maio de 2020

Contribuindo com os esforços de controle da pandemia de Covid-19, a Iguá Saneamento realizou a doação de 362 mil sabonetes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A distribuição foi feita para entidades assistenciais como asilos, abrigos e albergues, lideranças comunitárias de bairros periféricos, espaços públicos e unidades de saúde nas cidades em que a empresa atua. Foram aproximadamente R$ 256 mil investidos na ação que integra os esforços da campanha “Cuidar da água é o nosso jeito de cuidar de você” (www.iguasa.com.br/juntos), promovida pelo grupo para cooperar com o enfrentamento do coronavírus e voltada para a valorização da saúde por meio do saneamento básico. 

“Cada sabonete doado foi acompanhado de um adesivo informativo para estimular a higienização pessoal e o consumo consciente de água. O saneamento é um fator decisivo para a saúde das comunidades e se tornou central neste momento, por isso devemos estimular o bom uso dos recursos hídricos. Nós vivemos em um país onde 35 milhões de domicílios não têm acesso diário à água, e a Iguá tem responsabilidade como um agente promotor de qualidade de vida”, diz o presidente da empresa, Gustavo Guimarães. 

As operações da Iguá no interior paulista distribuíram os sabonetes em rodoviárias, unidades habitacionais populares, albergues públicos, asilos e casas de bairros periféricos, incluindo residências de pessoas beneficiárias da tarifa social. Em Andradina (SP), um veículo adaptado pela concessionária vai circular pela cidade, disponibilizando torneiras para a lavagem das mãos nos espaços públicos. Ao todo, 26 mil sabonetes serão destinados ao município.  

A cidade que recebeu mais doações é Cuiabá, no Mato Grosso. Por lá, a concessionária Águas Cuiabá, que presta atendimento a 613 mil pessoas, destinou 164,2 mil produtos de higiene pessoal, atuando em parceria com as lideranças locais. A empresa atuou junto a entidades assistenciais e grupos ligados à indústria e ao comércio. Parte das doações na capital mato-grossense foi destinada especialmente às residências incluídas na tarifa social. 

Já nos municípios de Paranaguá (PR) e Itapoá (SC), que têm os serviços de tratamento de água e de esgoto sob responsabilidade das concessionárias Paranaguá Saneamento e Itapoá Saneamento, foram entregues 55 mil sabonetes, para entidades filantrópicas, e 27 mil, para órgãos municipais, respectivamente. A ação contemplou ainda os municípios Mirassol, Palestina, Castilho e Piquete, no estado de São Paulo, e Pontes e Lacerda, Comodoro, Colíder, Canarana e Alta Floresta, no Mato Grosso.  

Ações sociais 
A Iguá atua em parceria com os gestores municipais desde o início da pandemia. A companhia já doou mais de 15 toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio – substâncias utilizadas no tratamento da água - para a produção de desinfetantes que estão sendo destinados à higienização de ambientes públicos. Além disso, todas as operações da empresa isentaram as famílias de baixa renda inscritas no programa tarifa social do pagamento da conta por 60 dias. A Iguá também comprometeu-se a não realizar cortes no fornecimento água neste momento, em apoio às medidas adotadas por estados e municípios. “Aderimos também ao movimento #nãodemita, preservando o emprego de 1,5 mil colaboradores, que diariamente saem de casa e trabalham para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos clientes”, diz Guimarães.    

voltar