O novo Modelo de Sustentabilidade definido para a Companhia foi organizado em quatro eixos de atuação, cujas iniciais formam a palavra SER, indicando como atuamos para cumprir nossos propósitos de desenvolvimento sustentável.

Segurança Hídrica

Com o aumento da demanda por água, decorrente do crescimento populacional e dos níveis de consumo per capta, aumenta também a pressão sobre os mananciais de abastecimento – fontes de água doce superficial ou subterrânea utilizadas para consumo humano e desenvolvimento de atividades econômicas.

Essa pressão expõe os mananciais a riscos, como práticas inadequadas de uso do solo e da água, superexploração de recursos hídricos, remoção de cobertura vegetal (exemplo: mata ciliar), erosão e assoreamento de rios e córregos, entre outros.

Consciente desse cenário, reafirmamos nosso compromisso com a segurança hídrica, ou seja, com a busca pela garantia do acesso sustentável à água doce de qualidade, por meio da preservação de ecossistemas, do uso responsável da água, da redução da poluição e de outras práticas que contribuem para a manutenção da disponibilidade desse valioso recurso.

Saiba mais acessando o Relatório de Sustentabilidade 2018

 

Eficiência na Produção e Distribuição de Água

Temos como um de nossos pilares de atuação a eficiência nos processos de tratamento e distribuição. Para isso, buscamos garantir a distribuição de água com qualidade, dentro dos padrões de potabilidade definidos pela Portaria de Consolidação n° 5, de 2017, do Ministério da Saúde. A garantia da qualidade da água é questão fundamental e inegociável para nós em todas as nossas operações.

Igualmente, trabalhamos para reduzir o uso de energia em toda a cadeia do sistema de distribuição de água, otimizar a aplicação de produtos químicos no tratamento e reduzir as perdas reais e aparentes para patamares sustentáveis, buscando a utilização racional e equilibrada dos recursos naturais.

Saiba mais acessando o Relatório de Sustentabilidade 2018 

 

Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto

Ser responsável pela coleta, tratamento e destinação de esgoto, para nós, significa aperfeiçoar constantemente o processo de tratamento de efluentes, contribuir para a recuperação de cursos d’água e ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, visando à universalização dos serviços e melhores condições de saúde pública.

Saiba mais acessando o Relatório de Sustentabilidade 2018

 

Respeito às Pessoas

Nosso sucesso é resultado do profissionalismo e da dedicação dos mais de 1,5 mil colaboradores que trabalham nas nossas 18 operações ao redor do Brasil. Para possibilitar o desenvolvimento de uma empresa moderna e orientada à inovação, estamos desenvolvendo uma cultura organizacional baseada no protagonismo de cada colaborador e em seu papel de transformação em todos os âmbitos. Em 2018, a fomos eleitos pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW).

Por meio dos projetos socioambientais que conduzimos nos municípios onde atuamos, temos fortalecido nosso relacionamento com as comunidades. Para tornar nossa gestão ainda mais robusta, aderimos ao movimento do Sistema B, entidade sem fins lucrativos que apoia e certifica empresas dispostas a solucionar os desafios sociais e ambientais por meio de seus negócios e nos associamos ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Essas e outras iniciativas refletem o Sistema de Gestão Ambiental que guia a Iguá no caminho para ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Saiba mais acessando o Relatório de Sustentabilidade 2018