Sistema Gestão Ambiental

Comprometidos com o desenvolvimento sustentável, inerente ao nosso DNA, iniciamos em 2018 a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, um conjunto de processos e iniciativas que adequa todas as nossas ações às legislações ambientais vigentes.

O sistema contempla a identificação de aspectos e impactos ambientais da empresa, o atendimento à legislação ambiental vigente, o estabelecimento de objetivos e metas para eliminação ou redução dos impactos ambientais, a implantação de plano de gerenciamento de riscos, a operação dos sistemas com efetivo controle operacional e seus registros, e, ainda, uma política de comunicação com as partes interessadas.

Já realizamos diversas ações estruturais, tais como a padronização de procedimentos, a melhoria dos controles, o treinamento e a capacitação das equipes e o desenvolvimento de planos de gestão de perdas para cada uma das concessões.

Também avançamos na gestão de resíduos. Em diversas unidades, reduzimos a quantidade de lodo resultante do processo de tratamento de água direcionado aos aterros, seja pela destinação do insumo a olarias para a produção de tijolos ecológicos, seja pelo desenvolvimento de uma tecnologia térmica inovadora usada para sua secagem.

Outro foco de ação foi a conformidade ambiental das operações. Para isso, implantamos sistemas de Gestão de Conformidade Legal Ambiental e de Segurança e Saúde Ocupacional, que contemplam a gestão das legislações municipais, estaduais e federais vigentes nas localidades onde operamos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.


Saiba mais acessando o Relatório de Sustentabilidade 2018